Centenário da República – Bernardino Machado

BERNARDINO MACHADO

Figura portuguesa ilustre, de quem já se falou e estudou bastante.
Reportando-me a notas biográficas retiradas de livros e de um jornal semanário de Vila Nova de Famalicão, vou portanto recuar ao tempo de Bernardino Machado e fazer um retrato escrito de como ele era visto no início do século XX, como era retratado num jornal da sua terra – Vila Nova de Famalicão. “Bernardino Luís Machado Guimarães nasceu em 28 de Março de 1851 no Rio de Janeiro, para onde seu pai António Luís Machado Guimarães, emigrara, ido da freguesia de Joane, concelho de Vila Nova de Famalicão.
Bernardino Machado, filho dos que viriam a ser os primeiros Barões de Joane, sempre se orgulhou da sua ascendência plebeia.
Fez os seus estudos secundários no Porto e os superiores em Lisboa onde frequentou a antiga faculdade de Matemática até ao terceiro ano, passando depois para a de Filosofia. Numa e noutra alcançou os primeiros prémios” (61).
“Formou-se em filosofia (1873).
Aprovado plenamente foi nomeado professor da faculdade de Filosofia em 28 de Fevereiro de 1877. Tinha então vinte e seis anos” (62).
O jornal local «Estrella do Minho» dá grandes elogios a Bernardino Machado, exaltando a sua personagem.
“O Sr. Conselheiro Bernardino Machado, o mais fino ornamento de pedagogia de que o país justamente se orgulha tanto mais que esse belo atributo se dá as mãos com o seu carácter diamantino, alma aberta para tudo quanto seja praticar o bem…” (63).
Bernardino Machado, já em 1903 se assumia como um republicano e isso pode ver-se numa nota que profere numa conferência em Lisboa.
“-Depois de uma análise feita à obra dos partidos monárquicos que governam o país, declarou nada mais podermos esperar deles e que apenas via no partido republicano a única entidade em que era dado esperar-se a radical reforma dos processos governativos e a salvação do país” (64).
“Bernardino Machado, figura republicana ilustre, educador, pedagogo, professor universitário, parlamentar, embaixador, duas vezes chefe do governo e outras tantas Presidente Eleito da República, incansável batalhador pela causa democrática – que Vila Nova de Famalicão sua terra natal presta homenagem” (65).
Em Vila Nova de Famalicão existe o Museu Bernardino Machado, assim como uma estátua, para lembrar a todas as pessoas este famalicense ilustre (*).
_________
(61) Bernardino Machado, Breves Notas Biográficas, Porto, 1984
(62) Idem, Ibidem
(63) in Estrella do Minho – Famalicão, 07/Out/1900, “Dr. Bernardino Machado”, p.1
(64) in Estrella do Minho – Famalicão, 08/Nov/1903, “Conselheiro Bernardino Machado”.
(65) Bernardino Machado, Breves Notas Biográficas, Porto, 1984
(*) CARNEIRO, Eduardo Manuel Santos (1997) -“Actividades Socioculturais, Comerciais e Personalidades de V. N. Famalicão no início do século XX”, Boletim Cultural nº 14(C.M. Famalicão), V. N. Famalicão.

http://sol.sapo.pt/blogs/eduardocarneiro

Anúncios

Etiquetas:

9 Respostas to “Centenário da República – Bernardino Machado”

  1. rouxinol de bernardim Says:

    Meu caro, sempre a pugnar pelos valores da sua terra. Acendrado bairrismo que comove e só dignifica quem assim enaltece a terra.

    Lhe tiro o meu chapéu.

    ramodebarro

  2. Helder Fráguas Says:

    Uma personagem admirável
    Helder Fráguas

  3. Eduardo Carneiro Says:

    Nas comemorações do “Centenário da República” o Clube de História e a Biblioteca Escolar da Escola EBI de Pedome – V.N.Famalicão, vão participar num projecto de divulgação de personalidades locais e nacionais da Primeira República…

    Mais informações em:

    http://becrespedome.blogspot.com

  4. Olinda Says:

    Olá Eduardo

    Fazes bem em divulgar essas figuras notáveis da nossa História.
    Beijinhos

  5. Helder Fráguas Says:

    Helder Fráguas: na escola secundária, no 7º ano (então ensino secundário), a Colega que se sentava a meu lado na sala de aulas, era descendente de Bernardino Machado. A Teresa Machado, pertencente a uma vasta prole, de uma Ilustre família residente no Barreiro. Helder Fráguas

  6. Helder Fráguas: 2 livros | Helderfraguas's Blog Says:

    […] http://www.leme.pt/pesquisa/linfo.cgi?id=12024 http://www.residencial-mirasol.net/livro.php?show=2 https://emsc.wordpress.com/2010/03/22/centenario-da-republica-bernardino-machado/ http://codigopostal.ciberforma.pt/dir/empresa.asp?emp=376381 http://pt.linkedin.com/in/fraguas […]

  7. Os números de 2010 « HistóriGeo – Portugal Says:

    […] Centenário da República – Bernardino Machado Março, 20107 comentários 3 […]

  8. Personalidades e Famalicenses Ilustres neste blog « HistóriGeo – Portugal Says:

    […] Bernardino Machado; […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: